Dicas para aliviar a tosse

ImagemMuda o clima e lá está ela. Nada agradável, a tosse é um mecanismo de defesa do organismo, que ajuda a expulsar corpos estranhos, como poeira inalada, por exemplo. A tosse também pode surgir em resposta a alguma alergia ou irritação e ser sintoma de alguma doença, como o resfriado.

Como é melhor prevenir do que remediar, abuse das frutas cítricas, que possuem alta concentração de vitamina C e, com isso, reforçam a imunidade. Laranja, limão, tangerina e acerola são boas opções. Alimentos que possuem antioxidantes também devem ser incorporados ao cardápio como alho, chá verde e chá branco. A couve, a cenoura e o tomate ajudam a reforçar o sistema imunológico.

Uma boa dica é tomar dois copos de suco de laranja ou laranja com acerola por dia. Tomar muita água também é uma forma de prevenção já que a garganta estará sempre hidratada. É importante também deixar a casa limpa, livre do excesso de poeira. Além disso, mantenha os ambientes ventilados e úmidos. Aproveite os banhos quentes para respirar o vapor ou use umidificadores de ar.

Se a tosse é seca, o mel é um grande aliado. Ele protege as mucosas e melhora a irritação, além de ajudar quem está resfriado, por exemplo, a manter uma boa noite de sono, pois colabora para reduzir a inflamação e o inchaço da garganta.

Anote algumas receitas de chás e sucos:

Chás

Ferva 1 pau de canela, 3 cravos da Índia, 1 rodela de limão e meio litro de água por 5 minutos. Espere esfriar e coe. É recomendado beber até 2 xícaras por dia.

Coloque 1 litro de água para ferver. Assim que começar o processo de ebulição, desligue e acrescente 5 cm de gengibre e 1 pau de canela. Espere esfriar, coe e beba na hora. Beba até 2 xícaras ao dia.

Separe 1 limão, 2 laranjas, 2 colheres de mel e 1 xícara de chá de água. Descasque o limão e as laranjas e coloque as cascas para ferver por aproximadamente 15 minutos. Adicione o suco das frutas e ferva por 10 minutos. Por último, coe e adicione o mel. O recomendado é consumir até 2 vezes ao dia.

Atenção: grávidas ou quem esteja tomando medicamento controlado devem buscar orientação médica antes de tomar qualquer chá. A canela, por exemplo, tem propriedades abortivas. Evite chá preto e mate por causa da cafeína.

Sucos

Suco de limão: 3 limões, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de gengibre e mel a gosto. Retire todo o suco do limão, triture bem o gengibre e coloque tudo no liquidificador. Bata, adoce com mel e beba na hora.

Suco de abacaxi, agrião e mel: 5 rodelas de abacaxi, 5 galhos de agrião, 2 colheres de sopa de mel e 1 litro de água. Bata tudo no liquidificador e coe em seguida.

Não se esqueça de consultar um médico para fazer o diagnóstico corretamente e nem pense em se automedicar.

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s