Oito verdades sobre o açúcar

Detox: propaganda ou esperança? A moda do detox do açúcar diz que uma dieta de três semanas sem ele vai fazê-lo livrar-se do desejo de doces. O objetivo: perder peso. Mas será que funciona?

Saiba mais sobre Detox:

Você diz que não pode viver sem um chocolate. Mas você é realmente “viciado” em açúcar? A resposta é complexa. O açúcar traz um prazer semelhante ao de drogas, com uma reação também semelhante no cérebro. Ninguém diria que açúcar é o mesmo que heroína, mas podem dizer que ele provoca uma confusão do cérebro e no corpo. A seguir a “Web MD” traz algumas verdades sobre o desejo de açúcar e de como domá-lo.

 1 Dieta sem açúcar funciona?

 ImagemÉ possível mudar o mau hábito tirando o açúcar de repente? A dieta detox de açúcar diz para evitarmos todos os doces. Isto inclui frutas, laticínios e grãos refinados. A ideia é eliminá-lo totalmente do sistema. Dietas como esta são muito drásticas. É possível que você volte ao hábito tão rápido quanto o modificou.

2 O cérebro e o açúcar

Imagem O açúcar é um combustível para as células do cérebro. Quando você sobrecarrega o sistema com alimentos doces, isto altera partes do cérebro que controlam o quanto você come. Em laboratórios, ratos viciados em açúcar tinham mudanças no cérebro semelhantes a de drogas. Em humanos, apenas ver imagens de milkshakes desencadeava estes efeitos no cérebro.

3 Sintomas do vício em açúcar

 ImagemVocê pode ter um transtorno alimentar ou um mau hábito. Qualquer um pode usar alimentos doces de formas não saudáveis. Alguns sinais: se sentir mal quando pula o seu biscoito diário, tendo náusea e tonteira. Os sintomas de baixo açúcar no sangue incluem o nervosismo, mãos tremidas e até suor frio.

4 Carboidratos simples

Imagem O chocolate tem açúcar que rapidamente se transforma em glicose e entra na sua corrente sanguínea. Logo os níveis de açúcar no sangue sobem. Carboidratos simples, como este, também são encontrados em frutas e laticínios. Mas eles têm fibras e proteínas que reduzem a velocidade do processo. Xarope, refrigerante, doces e açúcar de mesa, não.

5 Pegue carona na proteína

 ImagemA fome tira o seu poder de resistir ao açúcar. Comer proteína é uma forma simples de reduzir esta ânsia. Alimentos com muita proteína são digeridos mais lentamente, deixando-o satisfeito por mais tempo. A proteína não muda os níveis de açúcar no sangue como fazem os carboidratos refinados e o açúcar. Escolha proteínas como frango, iogurte desnatado, ovos, nozes e feijão.

6 Escolha doces que fazem bem

 ImagemNão é preciso desistir dos doces. Apenas amplie suas fontes. Tente cerejas ou amoras em vez de açúcar. Explore frutas secas ou em conservas (sem muita adição de açúcar, claro!). Um copo de leite ou iogurte desnatados também ajudam.

7 Consuma fibras

 ImagemElas ajudam a lutar contra o hábito do açúcar. Primeiro, elas te mantém satisfeito. E dão energia. Mas não elevam os níveis de açúcar da sua corrente sanguínea. Procure fibras solúveis de frutas e vegetais, assim como de grãos integrais.

8 Mude o seu paladar

 ImagemVocê não precisa de açúcar tanto quanto pensa. Na verdade, é possível mudar o paladar e aproveitar alimentos que não são doces. Tente cortar um doce a cada semana. Por exemplo, evite sobremesa após o almoço ou jantar; diminua o açúcar do café ou do cereal.
Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s