O PROPÓSITO ABSOLUTO DE DEUS AO CRIAR

close10

Lembro-me de ter ouvido alguém dizer que; “A única coisa que não se escolhe nessa vida, é o propósito para o qual se nasce”. Depois de pensar por uns instantes, percebi o peso que essa verdade tem na existência de um indivíduo.

Você e eu fomos planejados por Deus em um plano existencial que transcende em muito nossa capacidade mental pra entende-lo, olhando apenas com nossas percepções naturais. Sim. É preciso entender que além de uma organização molecular complexa, somos seres transcendentais, imateriais, invisíveis, que abita em um corpo feito por átomos que nada mais é do que uma vasta condensação de energia invisível.

O Livro que narra a Gênesis de todas as coisas desse universo que conhecemos, e conhecemos tão pouco, descreve claramente os elementos usados na criação do homem.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o espírito da vida; e o homem foi feito alma vivente“.Gênesis 2:7

Já é sabido que toda matéria existente na terra e em todo universo é formada por átomos e que a única coisa que difere uma matéria da outra é a forma como esses átomos se agrupam para criar elementos diferentes. Por tanto, tanto o animal quanto o homem, do ponto de vista material,  tem a mesma origem em suas principais características físicas.

Entretanto, ha um detalhe que particularmente me chama a atenção na narração da criação do homem no Livro da Gênesis. Esse detalhe que me chama a atenção é o termo usado originalmente para definir “pó da terra“, quando o texto especifica qual foi a matéria prima usada por Deus para fazer ou formar o corpo humano. O termo hebraico é “aphar“, que pode ser traduzido como “refugo” (Restos imprestáveis de qualquer coisa.) Além de que a palavra Homem tem sua origem no latim “homine” ou “hominem” que está ligada intimamente a definição de “humus” que nada mais é que a matéria orgânica depositada no solo, que resulta da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos.

Sendo assim sou levado a crer, que até mesmo a matéria usada por Deus para dar forma ao corpo humano, foi uma matéria diferenciada das que foram usadas na criação dos outros seres viventes, posto que esta já haveria passado várias vezes pelo ciclo natural de reciclagem, tendo em vista que; quando Deus formou o homem, já haviam milhões, se não bilhões de anos que toda a natureza viva, e seus seres animados ou não, realizavam esse processo natural de transformar energia em elemento e elemento em energia, que é a origem de toda matéria. Ainda assim, no que é relativo à matéria somos apenas uma espécie animalesca com habilidades cognitivas.

É preciso voltar ao versículo 7 de Gênesis 2, pra notarmos que, Deus, deu forma à matéria “humus” para um objetivo especifico que Ele já havia traçado antes da fundação do “espaço-tempo”.

Perceba que, quando Deus criou todas as outras coisas, vivas ou não, Ele apenas deu a ordem pelo Logos Todo Poderoso (Jesus), e foi liberado o Dinamus, (Espírito Santo) criando assim o “espaço-tempo“, que por sua vez, não comportando todo aquele Poder começou a expandir numa velocidade estonteante, maior do que a velocidade da luz, criando em seu primeiro bilionésimo de segundo de existência, toda matéria prima (Hidrogênio) necessária  para a formação de todos os outros elementos, e criando também o “Mestre de Obras” (Gravidade) que determinaria pra sempre as formas que cada matéria iria tomar, como também as Leis que as regeriam. E assim surgiu o Universo nesta dimensão que existimos. Depois disso, o universo tomou o curso natural de sua evolução no “espaço-tempo” sem pressa de chegar onde haveria.

Agora perceba que, de acordo com a narração em Gênesis Cp.1:.27  o próprio Deus convocou o “Logos” (Jesus) e o “Dinamus” (Espírito Santo), para dar forma á matéria que iria comportar o Ser que já havia sido gerado Nele antes da fundação da existência.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;…
Gênesis 1:26.

Agora sim, o boneco feito de matéria orgânica está pronto para receber o seu morador que vou denominar aqui como espírito humano. …e soprou em suas narinas o espírito da vida e o homem passou a Ser alma vivente.

Note que a complexidade da criação e da formação do homem, é totalmente à parte de todo o resto dos outros seres vivos.

Somos matéria (corpo). Todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Eclesiastes 3:20

Somos alma (mente, vontade, emoções, raciocínios). A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. Jó 10:1

Somos espírito (onde se estabelece uma comunhão e comunicação com Deus). Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdadeJoão 4:23,24

Quando o Homem barro estava moldado Deus soprou a vida que seria um espírito inteligente habitando em corpo material incorruptível, devido ao seu estado original de criação. Puro e em perfeita sintonia com O Soberano Criador.

O resto do universo criado é apenas a manutenção de Deus para trazer à luz a primazia de de sua criação; O Homem. Isto visando um plano ainda mais transcendental que havia traçado, que é o de ter uma geração inteira de filhos reis e sacerdotes com os quais Ele queria compartilhar eternamente toda a Sua  Vida,Graça, Amor, Bondade e Reino.

Por tanto, chego a conclusão que não somos exatamente apenas aquilo que podemos sentir ou enxergar, pois perdemos toda a nossa capacidade de perceber o invisível que está presente desde sempre em nosso redor, [devido a nossa mente caída que por receber do próprio Deus o poder de fazer suas próprias escolhas, escolheu não obedecer a uma única proibição do Todo Poderoso Criador, resultando assim em sua separação (morte) da comunhão plena com O Deus Espírito].

A consequência disto é que a partir daí o Homem que enquanto obediente tinha sua funcionalidade plena no existir; (espírito, alma, e corpo)espírito (Homem espiritual) comungando com Deus e trazendo pra alma (mente), Seus atributos, que por sua vez se manifestariam nesse universo físico, através da interação da humanidade entre si e com a natureza criada, agora está separado do seu Mestre, Ensinador, de sua Fonte de Vida e de Conhecimento, e está entregue à sua mente terrena, física, emocional, e passa a ser conduzido por ela, que por ser terrena, começa a inverter os valores espirituais se importando mais consigo mesmo do que com o seu Criador, e desejando fazer somente a sua própria vontade, abrindo assim uma legalidade para que o pai da iniquidade (Satanás) tivesse acesso, influência e domínio sobre a alma humana.

A partir daí dá-se início ao que eu chamo de Processo Divino Legal de comprar o Homem, para que os planos de ter filhos reinando com Ele sobre toda a criação fosse estabelecido e concretizado. {Mas isso vai ser assunto só no próximo post.}

Com tudo isso, eu entendo que o propósito de Deus ao criar todas as coisas, é ter pra Si uma nação de filhos vivendo toda a sublimidade do Seu Amor e Poder e Cuidado e Glória, experimentando assim tudo o que Ele É.

Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra.
Apocalipse 5:9,10

E como nada pode frustrar os planos do Todo Poderoso Deus, Ele põe em prática o projeto de Resgate Remição Recriação da humanidade e, esse é o próximo assunto.

Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Jó 42:2

Graça e Paz

Pr. Samuel Lemos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s